Gunther Grass, Premio Nobel de Literatura, sofre campanha difamatória após comentar que “há um elefante no meio da sala de estar”

O que deve ser dito

Por que eu estou em silêncio, em silêncio por tanto tempo,
como é muito claro e nós o fizemos
em jogos de guerra, onde, como sobreviventes,
nós somos apenas as notas de rodapé.

Isso é o alegado direito à agressão formal de preventiva
o que poderia apagar o povo iraniano
dominado por um segurança e se mudou para um júbilo organizada,
porque na área da sua competência há
a construção da bomba atómica.

E então por que eu me evitar
para chamar o outro país com o seu nome,
onde desde há anos – mesmo que secretamente coberto –
há um aumento de energia nuclear,
sem controle, porque inalcançável
por cada inspecção?

Sinto o silêncio todos neste estado de coisas,
que o meu silêncio é escravo,
como uma mentira opressivo e uma inibição que apresenta castigo
não prestar atenção;
o veredicto “anti-semitismo” é comum.

Agora, uma vez que o meu país,
de vez em quando tocado por crimes únicas e exclusivas,
obrigado a justificar-se,
novamente para fins comerciais puros – mesmo se
com a língua rápida chamamos isso de “reparação” –
deve entregar outro submarino para Israel,
com a especialidade de dirigir
ogivas aniquilação onde o
existência de uma bomba atômica não está provada
mas quer provas como um espantalho,
Eu digo o que deve ser dito.

Por que eu fiquei em silêncio até agora?
Porque o pensamento sobre a minha origem,
sobrecarregados por um mancha indelével,
tinha evitando que esperar este fato
como uma verdade declarada pelo Estado de Israel
que eu quero ser associado.

Por que eu digo que só agora,
de idade e com a tinta última:
o poder nuclear de Israel
ameaça a paz mundial?
Uma vez que deve ser dito
o que o amanhã será tarde demais;
Porque – como os alemães e com
falhas suficientes na passado –
podemos também tornar-nos distribuidores de um previsível
crime, e nenhuma desculpa apagaria a nossa cumplicidade.

E eu admito: eu não vou ficar em silêncio
porque eu tive o suficiente da hipocrisia ocidental;
Porque eu desejo que muitos vão querer
para se livrar do silêncio,
exortando a causa de um reconhecível
risco à abdicação, pedindo que o controle de uma sociedade livre e permanente
do poder de Israel atômica
e as bases nucleares do Irã
será feita por ambos os governos
com uma supervisão internacional.

Só assim, israelenses, palestinos e toda a gente,
todas as pessoas vivendo face a face com a hostilidade em que
um país ocupado pela loucura,
terá uma saída,
e para nós também.

Gunther Grass

Óbvio, direto e passivo de represálias. Acredito que o bom senso de quem tem olhos e vê fale mais alto. A omissão internacional está se tornando vergonhosa. Já o é desde 1948. Agora se tornou uma responsabilidade negligenciada trazaendo consequências para o “bom senso” a “justiça” e seus respectivos significados.

Emel Mathlouthi – Ma lkit (Not Found) 

Couldn’t find a place to close my eyes ( Não encontrei um lugar pra fechar os olhos)

Couldn’t find a single friend who can answer me (não encontrei um amigo que pudesse me responder)

Couldn’t fin a wave to drive me away (não encontrei uma onda que me levasse embora)

Couldn’t find words to say ; to express my anxiety (não encontrei palavras pra dizer; pra expressar minha ansiedade)

Couldn’t find something to explain what’s happening (não encontrei algo que explicasse o que está acontecendo)

Couldn’t find a melody that breaks

breaks human’s hatred (não encontrei uma melodia que quebrasse, que quebre o ódio humano)

Couldn’t find my people (não encontrei meu povo)

Couldn’t find my family (não encontrei minha familia)

Couldn’t find rest  (não encontrei descanso)

Couldn’t find happiness  (não encontrei a felicidade)

Couldn’t find my way  (não encontrei meu maneira)

Couldn’t find my path (não encontrei meu caminho)

 

Acredito que mais nada precisa ser dito…

